Filipe Lima ascendeu hoje (sexta-feira) ao 1º lugar do Terre dei Consoli Open, o torneio do Challenge Tour, de 250 mil euros em prémios monetários, no qual Ricardo Santos passou o cut e João Carlota foi afastado.
Filipe Lima era ontem 2º a 1 pancada do líder, mas hoje, apesar de ter apanhado fortes ventos vespertinos, manteve-se bem na luta pelo seu segundo título do ano nesta segunda divisão europeia, partilhando o comando com o francês Victor Riou, o galês Rhys Enoch e o inglês Aaron Rai, todos com 136 pancadas, 8 abaixo do Par.
O português residente em França fez 69 pancadas na segunda volta, 3 abaixo do Par, depois da de 67 (-5) de ontem, no Terre dei Consoli Golf Club, um campo desenhado por Robert Trent Jr. em Monterosi, a 40 quilómetros de Roma.
E se ontem não sofreu qualquer bogey, hoje só perdeu 1 pancada logo no primeiro buraco, mas, depois disso, foram 4 birdies e 13 pares!
Ricardo Santos também começou a sua segunda volta com 1 bogey, mas no buraco 10. Depois disso, esteve em grande, com 4 birdies em oito buracos. Mas os seus últimos nove buracos foram terríveis, com bogey no buraco 1, duplo-bogey no 3, mais bogeys no 4 e no 5!
Apesar de tudo, foi importantíssimo manter a cabeça fria e terminar a volta com birdie-bogey-birdie, para passar o cut com 144 (71+73), exatamente no limite do cut, em 1 pancada acima do Par. Ou seja, o birdie no 9 valeu-lhe a qualificação para o fim de semana, no grupo dos 44º classificados.
Pelo contrário, João Carlota foi eliminado no 79º posto empatado, com voltas de 73 e 74, para um agregado de 147 (+3).