Fica no Beato – mais concretamente no Jardim do Poço do Bispo – e vai funcionar durante 350 dias por ano. O Instituto do Animal é o responsável pelo projeto que, tal como o nome indica, funciona como uma verdadeira creche pensada para que os cães não passem os dias sozinhos. Não interessa a raça ou a idade: passear, conviver e descansar são as palavras de ordem.
Durante o dia, os animais vão estar acompanhados por treinadores certificados pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona e um médico veterinário. “O que inspirou o Instituto do Animal a lançar este serviço foram os novos donos de cães – mais informados e mais preocupados com o bem-estar dos seus animais. Aqueles que reconhecem que os animais são seres sencientes, que sentem e sofrem. E que sabem que o cão é um animal eminentemente social, e por isso precisa de companhia e de interagir com pessoas e animais”, diz Sílvia Machado, diretora da instituição.
O serviço está disponível entre as 9h00 e as 17h00 mas os horários podem ser alargados com “recurso a diversas atividades extracurriculares que incluem treino de obediência, terapia comportamental e fisioterapia canina”, explica a diretora.
E, caso os donos não consigam entregar ou recolher o seu animal, o Instituto do Animal fez uma parecia com a Geopets que pode assegurar o processo.