Prova disso são os resultados de um estudo do Observador Cetelem, feito em vários países, que mostram que os portugueses são, na Europa, os que menos recorrem à Internet para fazer as suas compras.
A verdade é que as categorias em que os portugueses mais comecem a gastar online são as viagens (44%) e o lazer (25%). Nesta altura, falamos sobretudo de livros e bilhetes para vários tipos de espetáculos.
Esta preferência de comprar em loja tem a ver com o gosto e necessidade de verem o produto. Fator que se soma ao gosto de ir às lojas.
O estudo revela ainda que os britânicos e os alemães são quem mais compra online na generalidade das categorias, com os franceses, os dinamarqueses e os checos a revelarem-se também adeptos desta tendência.
Ainda assim, a verdade é que os consumidores portugueses estão cada vez mais rendidos às compras online. De acordo com dados de 2015, as compras de Internet subiram nos últimos cinco anos 1,5 mil milhões de euros, a uma média de 375 milhões de euros por ano.
Já nesta altura, as estadias em hotéis e a aquisição de bilhetes de aviação eram os principais bens adquiridos não só pelos consumidores portugueses como também pelos europeus.