Muito rosa na Amoreira numa luta que é de todos

Campanha contra o cancro levada a cabo pelo Estoril ao longo do mês terá o ponto alto no domingo, frente ao V. Guimarães. Cada golo  vale 250 euros – e 1500 já estão certos.

Se há campanhas que valem muito a pena, esta é sem dúvida uma delas. Outubro é, a nível mundial, o mês dedicado à prevenção do cancro da mama e o Estoril foi o clube em Portugal que abraçou com mais força o tema – embora esse compromisso já venha de trás: logo na fase de escolha das cores dos equipamentos, surgiu a ideia de um alternativo rosa para honrar este tópico e homenagear todas as vítimas desta terrível doença.

Neste mês, porém, os canarinhos fizeram da camisola rosa a principal e não se ficaram por aqui. «Marca golo na luta contra o cancro – vestimos rosa pelos verdadeiros heróis» foi o mote da campanha, que inclui também uma componente monetária: por cada golo marcado nos seus jogos, o clube da linha de Cascais vai doar 250€euros à Liga Portuguesa contra o Cancro. Para já, a soma vai nos 750 euros, resultantes de três golos apontados em dois jogos: dois na vitória por 2-1 sobre o Rio Ave, para a Liga, e um no magro triunfo por 1-0 perante o Caldas, na Taça de Portugal. Seguem-se agora três jogos: Vitória de Guimarães, Moreirense e Boavista, estando a ser preparada uma iniciativa especial para o encontro com os vimaranenses deste domingo – «carregada de rosa», como explicou ao sol fonte oficial do clube, embora sem ir mais longe «para não estragar a surpresa». 

Refira-se, no entanto, que, se houver jogos em que o Estoril não marque qualquer golo, está garantida de qualquer forma a contribuição de 250 euros, pelo que pelo menos 1500 euros já estão certos no cofre da Liga Portuguesa contra o Cancro.

Homenagem a colaboradores

A causa estorilista não se limita ao cancro da mama – um dos tipos de tumor cancerígeno que mais apoios recebe em Portugal. Por essa razão, o clube alarga a sua campanha de sensibilização a todos os tipos de cancro. Esta é uma realidade muito próxima da equipa, como explicou o presidente Alexandre Faria no vídeo publicado na conta de Facebook do clube. «Queremos transmitir a todas as pessoas que atravessam este problema, e aos seus familiares e amigos,  uma mensagem de alento e de força, sobretudo porque a nós, Estoril, também é algo que nos diz muito em particular, quer em Portugal quer no Brasil, porque já tivemos situações com colaboradores que merecem toda a nossa homenagem», referiu o dirigente.

Facebook nunca mexeu tanto
«Quem luta, vence» é outro dos lemas do Estoril para esta temporada e a equipa tem já agendadas visitas ao Instituto Português de Oncologia, em Lisboa, e ao Hospital de S. João, no Porto. 

Entretanto, foi gravado um vídeo com o plantel, vestido de rosa e unido de mãos dadas a formar um laço e a marcar um ‘golo coletivo’, e a divulgação do mesmo e das fotografias dessa sessão tornaram-se nas publicações mais visualizadas e mais partilhadas de sempre na página de Facebook do clube. 

Um sucesso merecido para uma coletividade que, além de todas as vicissitudes do futebol profissional gerido com orçamento limitado, ainda encontrou tempo para honrar quem realmente merece.