O 87º Campeonato Internacional Amador Feminino de Portugal, que irá disputar-se de 25 a 28 de janeiro de 2017, no Montado Hotel & Golf Resort, no concelho de Palmela, deverá atrair uma lista de inscritas ainda mais forte do que é habitual.
Pela primeira vez, o mais importante torneio amador feminino de Portugal atribuirá pontos para o ranking europeu da PING Junior Solheim Cup e será mesmo a primeira das nove etapas de apuramento para a seleção europeia de sub-18, que irá defrontar a sua congénere dos Estados Unidos, nos dias 14 e 15 de agosto, no Des Moines Golf & Country Club, no Estado norte-americano do Iowa.
Como anunciou o Ladies European Tour (LET), o circuito profissional feminino europeu, num comunicado enviado às redações dos media de todo o Mundo, «as raparigas da elite europeia virão em Portugal em janeiro para o pontapé de saída do processo de qualificação da edição de 2017 da PING Junior Solheim Cup».
«O processo de qualificação irá decorrer de janeiro a meados de julho» e o Montado Hotel & Golf Resort será o único campo a ter o privilégio de surgir por duas vezes nesta rota, uma vez que a nona e última etapa de apuramento realiza-se de novo naquele campo de Palmela, de 11 a 15 de julho, data em que a FPG irá coorganizar com a EGA (Associação Europeia de Golfe) o Campeonato da Europa Feminino por Equipas.
Uma vez concluídas essas nove etapas de apuramento, as seis jogadoras melhor classificadas no ranking europeu da PING Junior Solheim Cup (entre 12 e 18 anos, com 1999 a ser o ano limite de nascimento) apuram-se diretamente, sendo a equipa europeia completada com mais seis convites atribuídos pela capitã (selecionadora).
A melhor portuguesa no ranking mundial amador, Leonor Bessa, já não poderá lutar pela qualificação para a PING Junior Solheim Cup, porque, apesar de ser a bicampeã nacional de sub-18, já completou os 18 anos e o regulamento diz claramente que só poderão ser elegíveis para este ranking jogadoras que não tenham festejado o seu 18º aniversário «antes do dia 1 de janeiro de 2017».
No entanto, por ser a amadora portuguesa com mais prestígio e com mais rodagem internacional, tem uma opinião abalizada sobre o que poderá significar esta oportunidade para as suas companheiras mais jovens da seleção nacional feminina:
«Ainda bem que temos dois torneios que contam para esse novo ranking. Era muito bom que Portugal conseguisse formar uma equipa para esse Campeonato da Europa, visto que vai ser em Portugal, num campo que tão bem conhecemos. Há alguns anos que não tem sido possível a seleção feminina jogar nesse Europeu e terá de ser feita uma aposta nesse sentido. As jogadoras sabem que essa competição vai ser realizada cá e todas queremos jogar. Em relação a essas nove competições, é claro que seria preciso que a seleção nacional apostasse nas jogadoras. Eu adoraria jogar esse Europeu, porque nunca o joguei e acredito que com planeamento será possível preparar uma equipa para estarmos presentes. Temos atletas que, apesar de serem muito novinhas, têm o seu valor e temos tempo e qualidade. É uma questão de acreditarmos e trabalharmos em equipa».
A primeira edição da PING Junior Solheim Cup realizou-se em 2002, no Oak Ridge Country Club, em Hopkins, no Estado norte-americano do Minnesota. Já houve oito confrontos entre a Europa e os Estados Unidos. As norte-americanas triunfaram em cinco ocasiões, a Europa venceu por duas vezes e houve um empate.
Estrelas do golfe mundial como Azahara Munoz, Paula Creamer, Britanny Lincicome, Brittany Lang e Morgan Pressel estiveram nessa edição inaugural da versão juvenil de 2002, tal como em anos seguintes estiveram Carlota Ciganda, Caroline Hedwall, Charley Hull, Caroline Masson, Anna Nordqvist, Beatrice Recari, Mel Reid, Vicky Hurst, Jessica Korda, Lexi Thompson e Alison Lee. Todas vieram mais tarde a serem convocadas para a Solheim Cup principal.
Desde 2015 que a PING Junior Solheim Cup se disputa no mesmo local da competição principal, dando às jovens uma oportunidade única de testemunharem golfe feminino de elevado nível e de conviverem com ídolos de infância, aprendendo com os seus exemplos.
John Solheim, o presidente da PING e fundador da PING Junior Solheim Cup, manifesta-se agradado com a evolução do torneio:
«Queremos continuar a ajudar as raparigas mais desenvolvidas do mundo do golfe, queremos juntá-las como a elite da Europa e dos Estados Unidos, num palco internacional como este.
«Estamos encantados com os resultados obtidos desde 2002, bem como com o interesse e entusiasmo da comunidade golfística mundial. Superou as nossas expectativas. As jogadoras de cada lado aspiram a fazer parte das equipas, para representarem os seus países e saem desta experiência com amizades para o resto da vida.
«Um número significativo das participantes acabou por desempenhar mais tarde um papel primordial, até mesmo vencendo a Solheim Cup, dando-nos uma visão do futuro do golfe feminino. O interesse dos fãs continua a crescer e desde a primeira pancada que se sente a paixão que anima o evento, para além do desportivismo e do virtuosismo desportivo.
«Estamos desejosos que chegue a edição de 2017 no Des Moines Golf & Country Club. Será apenas a segunda vez que a PING Junior Solheim Cup será jogada ao mesmo tempo da Solheim Cup, juntando as participantes de ambos os torneios, na perseguição conjunta dos seus sonhos, de jogarem pela honra dos seus continentes e dos seus países».
A lista completa dos torneios que constituem a fase de apuramento da PING Junior Solheim Cup de 2017 é a seguinte:
Campeonato Internacional Amador de Portugal, de 25 a 28 de janeiro, no Montado Hotel & Golf Resort; Campeonato Internacional Amador de Espanha, de 1 a 5 de março, no Sherry Golf Jerez; Campeonato Internacional Juvenil Feminino de França, de 13 a 17 de abril, no Golf Club de St. Cloud; Helen Holm Scottish Women's Open Championship, de 21 a 23 de abril, em Royal Troon, na Escócia; Allianz German Girls’ Open, de 2 a 4 de junho, no Golf Club St. Leon-Rot, na Alemanha; Ladies’ British Open Amateur Championship, de 13 a 17 de junho, no Pale & Kenfig Country Club, no País de Gales; ANNIKA Invitational Europe, de 20 a 22 de junho, no Halmstad Golfklubb, na Suécia; Campeonato da Europa Feminino por Equipas de sub-18, de 11 a 15 de julho, no St. Laurence Golf Club, na Finlândia; Campeonato da Europa Feminino por Equipas, de 11 a 15 de julho, no Montado Hotel & Golf Resort.