O investigador Martin Bailey publicou agora aquela que acha ser a verdadeira razão. O seu livro refere que Van Gogh terá cortado a própria orelha quando soube que o seu irmão, e principal financiador, se iria casar.
Para o autor de Studio of the South: Van Gogh in Provence, o pintor holandês ter-se-ia sentido ameaçado pelo matrimónio entre Theo Van Gogh e Johanna Bonger.
Já se sabia que Vincent não teria reagido bem à notícia do casamento do seu irmão, mas até agora pensava-se que o anúncio da boda teria chegado já depois de o pintor ter cortado a orelha com uma lâmina de barbear.
Martin Bailey defende que Vincent teria sabido do acontecimento pessoalmente e não na carta do convite a 23 de Dezembro, data posterior à sua auto-mutilação.
Esta nova tese põe assim em causa que terá sido a famosa discussão entre Van Gogh e Paul Gauguin, o motivo do corte, que coincidência ou não, ocorreu no mesmo dia.
Teorias à parte, certo é que um dos maiores pintores de todos os tempos cortou a sua própria orelha. É certo que de ‘génio e de louco todos temos um pouco’, mas há poucos génios como Van Gogh que não precisava de levar tão à letra a parte do louco.