O dia em que foi conhecido o nome do novo presidente dos EUA também ficou marcado por várias reações, muitas delas nas redes sociais. Twitter, Facebook, Instagram, entre outras, foram palco de várias partilhas e comentários sobre o tema. A maioria optou por partilhar conteúdos sarcásticos.
Um estudo realizado pela E.Life – empresa de inteligência de mercado e gestão de relacionamento nas redes sociais –, a nível nacional, garante mesmo que os utilizadores portugueses não podiam ter estado mais atentos à contagem dos resultados e ao desfecho da noite.
Segundo o estudo – realizado no Twitter e executado de hora a hora durante toda a madrugada de quarta-feira –, de um total de 2872 publicações, a grande maioria, aproximadamente 2300 posts, foram realizadas entre as 6h00 e as 8h00.
Aliás, Trump foi, sem qualquer sombra de dúvida, o candidato mais falado durante toda a madrugada – com mais de 1870 referências, um total de 65 por cento das menções relativas às eleições americanas. Já todas as referências feitas a Hillary se fixaram apenas nos 10%.
O estudo da E.Life destaca ainda que as redes sociais acabaram por ser invadidas por comentários negativos a fazer referência ao agora sucessor de Barack Obama. “USA: 11/9 Queda das Torres Gémeas 9/11 Donald Trump ganha as eleições. 911 número de emergência” ou “Fechem a Casa Branca, assim o Obama não sai nem o Trump entra. Volta, Obama” são apenas alguns exemplos.
Imagens e comentários sarcásticos também estiveram em destaque durante toda a noite eleitoral e todo o dia de ontem. Algumas imagens tornaram-se virais, assim como comentários como “Trump ganhou. Há esperança de eu me tornar presidente de Portugal”.