Jogo virtual ajuda a controlar fobia de aranhas

O indivíduo é exposto virtualmente ao elemento que lhe causa transtorno e ao longo do jogo poderá aprender a lidar com o seu medo.

Foi criado um jogo virtual, na Universidade de Aveiro, que permite combater a fobia a aranhas.

O jogo com o nome de “Veracity”, foi desenvolvido por Bernardo Marques durante o Mestrado Integrado em Engenharia de Computadores e Telemática (MIECT) e permite monitorizar as resposta fisiológicas e comportamentais das pessoas quando estas são expostas a estímulos gerados pela realidade virtual.

O indivíduo é exposto virtualmente ao elemento que lhe causa transtorno e ao longo do jogo poderá aprender a lidar com o seu medo.

As reações dos participantes serão depois avaliadas por terapeutas e psicólogos que irão ajustar o tratamento ao longo do processo terapêutico.

O jogo foi projetado com a colaboração de uma equipa multidisciplinar da UA, que envolve investigadores do Departamento de Engenharia Eletrónica, Telecomunicações e Informática, do Departamento de Educação e Psicologia, do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro e do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.