Além da comunicação do ex-alto comissário das Nações Unidas para os refugiados, o encontro de Lisboa, que se realiza à porta fechada (pode ser seguido em direto no website da fundação), conta ainda, entre outros, com a participação do antigo primeiro-ministro italiano Enrico Letta, do ex-presidente da República Jorge Sampaio e do antigo comissário europeu António Vitorino.
A crise dos refugiados é um dos grandes desafios que se coloca na atualidade à Europa e constitui o tema central do encontro deste ano. Durante os trabalhos vai ser apresentado o estudo “Improving the Responses to the Migration and Refugee Crisis in Europe”.
O Vision Europe é um projeto comum de oito Fundações e Think Tanks europeus: Além da Fundação Gulbenkian, conta com a colaboração da alemã Bertelsmann Stiftung, da belga Bruegel, da polaca CASE – Centre for Social and Economic Research, da britânica Chatham House, da italiana Compagnia di San Paolo, da francesa Jacques Delors Institute, e da finlandesa The Finnish Innovation Fund Sitra.