Um valor surpreendente. Foi desta forma que o mercado de arte viu o valor que a obra de Gerhard Richter atingiu no leilão organizado esta semana pela Christie’s.
A venda foi vista como um teste, uma vez que se considerava que o mercado de arte enfrenta atualmente um período de ajustamento de preços, depois de uma fase de valores recordes. Mais, a procura de obras de Richter tinha vindo a cair nos últimos meses.
Mas então o que fez com que a obra de 1994 Abstraktes Bild (809-2) atingisse esta monta? Por um lado, os especialistas defendem que o mercado, afinal, não está saturado do trabalho do pintor alemão.Por outro lado, e aquele que é apontado como um fator decisivo, é o facto de o quadro pertencer a Eric Clapton, sendo inclusive considerada a obra prima da sua coleção.
O músico e colecionador de arte tinha comprado a pintura em 2001, por 3,4 milhões de dólares, e tornou-se agora a terceira obra de Richter que Clapton vende. No total o pintor alemão já rendeu ao músico 77,3 milhões de dólares.