Gasolina e gasóleo ficam mais caros na próxima semana

As variações não deverão ser muito significativas, mas, ainda assim, trata-se do segundo aumento consecutivo no preço dos combustíveis.

Os combustíveis vão ficar mais caros já na próxima semana em consequência do aumento de cerca de 2% do gasóleo e da gasolina nos mercados internacionais. 

O valor que vai ser praticado  nos postos nacionais vai, como habitual, vai variar nas petrolíferas principais e de marca branca. Nos postos que habitualmente praticam preços mais baixos, os combustíveis deverão aumentar cerca de meio cêntimo por litro. Já nas petrolíferas principais, o aumento nos combustíveis poderá chegar a um cêntimo por litro.

Os combustíveis em Portugal continuam, aliás, a ser dos mais caros da Europa. No caso da gasolina, Portugal está dentro da média europeia no que respeita aos preços antes dos impostos, com o preço a rondar os 0,452 euros por litro. No entanto, depois de aplicados os impostos, a gasolina em Portugal passa a ser a sexta mais cara da União Europeia: o preço médio é de 1,382 euros por litro.

Já no caso do gasóleo, segundo os dados da Comissão Europeia, Portugal mantém-se dentro da média da Europa antes dos impostos (0,477 euros por litro). No entanto, com o ISP, o custo médio passa a ser de 1,147 euros, o nono valor mais alto da UE.