François Fillon confirmou o favoritismo que trazia da primeira volta e está muito bem colocado para ser nomeado para a corrida presidencial.
Segundo a imprensa francesa, o ex-primeiro ministro de Nicolas Sarkozy lidera sobre Alain Juppé, com perto de 68% contra 32%, numa altura em que já foram contabilizados mais de 80% dos votos.
Os dois candidatos já falaram, inclusivamente, à comunicação social para reconhecer os resultados provisórios. Juppé admitiu a derrota e garantiu que o vencedor desta noite será também “o seu presidente”.
Já Fillon considera que este resultado é a prova de que os valores que defendeu durante campanha são “queridos para os franceses” e prometeu, no caso de também vencer a corrida em maio, “partilhá-los com todos os que amam a França”.
O próximo candidato presidencial pelos Republicanos deixou uma mensagem de agradecimento a Sarkozy e a Juppé, e aproveitou o discurso de vitória para criticar François Hollande, catalogando o seu mandato como “patético”.
Recorde-se que na primeira volta das eleições primárias, Fillon obteve 44% dos votos, contra os 28% alcançados por Juppé e contou, para esta segunda volta, com o apoio da grande maioria candidatos derrotados, incluindo Sarkozy.
As eleições presidenciais estão marcadas para a primavera do próximo ano.