Erwin Trutimi fazia parte da tripulação da companhia aérea venezuelana LaMia e foi um dos últimos a ser encontrado com vida. De momento encontra-se internado numa clínica de Rionegro, está consciente e apenas tem ferimentos no antebraço e no queixo.
A imprensa colombiana avançou que, enquanto o tripulante era salvo pelas equipas de emergência, contou o que se passou dentro do avião e como sobreviveu. O técnico do avião afirmou que está vivo porque cumpriu e seguiu os protocolos de segurança, ao contrário da maior parte dos passageiros que entraram em pânico.
Trutimi descreveu o ambiente de desespero que viveu momentos antes da queda do avião.
“Sobrevivi porque segui os protocolos de segurança. Muitos levantaram-se dos seus assentos e começaram a gritar. Eu pus a malas entre as pernas para formar posição fetal que se recomenda nos acidentes”, afirmou à imprensa colombiana.
Ximensa Suárez também sobreviveu ao acidente e já falou com as autoridades. A hospedeira do voo 2922 da LaMia avançou que tanto ela como Trutimi viajavam na parte de trás do avião quando este se despenhou. A rapariga de 28 anos também descreveu os últimos momentos antes da queda do aparelho.
“O avião desligou-se por completo e teve uma forte descida, seguida de um grande impacto”.
Apesar do forte impacto e dos ferimentos graves, a jovem manteve-se sempre consciente. De acordo com a clínica onde se encontra internada, tem ferimentos numa perna mas está estável e consciente.
É de lembrar que, para além destes tripulantes, sobreviveram à tragédia três jogadores do Chapecoense – Alan Ruschel, Jackson Follmann e Neto – e um jornalista, Rafael Henzel.
O médico Guillermo Mesa, do hospital San Juan de Dios, adiantou à impensa, na terça-feira, que o jogador Alan Rushel corria o risco de ficar paraplégico. O futebolista sofreu uma fratura na vértebra dorsal e estava, na altura, a ser operado para não apresentar sequelas neurológicas nos membros inferiores.
Sabe-se ainda que o jogador Neto estava também em estado grave e que Jackson Follmann teve uma perna amputada.
Em relação ao jornalista, este já estava internado na Unidade de Cuidados Intensivos.