Devan Merck tem 23 anos e nasceu com a síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser, uma anomalia congénita do aparelho reprodutor feminino.
Esta jovem nasceu sem vagina e sem colo do útero. Tem apenas um ‘útero unicorno’ que não se desenvolveu totalmente, o que não lhe permite ter filhos.
Aos 12 anos, Devan submeteu-se a uma histerectomia para remover o útero que tinha e, um ano mais tarde, os médicos fizeram-lhe uma cirurgia reconstrutiva. “Tiveram de fazer uma abertura vaginal para que pudesse ter relações sexuais”, disse ao jornal Independent.
“Não podia fazer sexo e era difícil arranjar um namorado que não se importasse com isso”, afirma Devan, que casou aos 18 anos com Trent, o seu atual marido.
O casal está há quatro anos a tentar ter um filho. Depois de várias tentativas frustradas – incluindo dois processos de adoção que correram mal – Devan e Trent optaram por escolher uma barriga de aluguer. Os ovários desta mulher estão intactos, o que lhe permite produzir óvulos. Estes serão colocados no organismo de uma das suas amigas mais próximas, que se ofereceu para ter o bebé. “O meu maior desejo é ter uma família, poder ter o meu bebé nos meus braços. Estou pronta”, concluiu.