A sociedade portuguesa tem vindo a utilizar cada vez mais os aparelhos móveis para ler notícias. No topo das preferências encontra-se o telemóvel o tablet.
De acordo com um estudo da Marktest feito a seis mil portugueses residentes em Portugal que têm acesso à internet, cerca de 41,7% dos portugueses lêem as notícias nos telemóveis. Já em 2012 o valor centrava-se nos 9,9%, o que equivale a uma diferença de 31,8 pontos percentuais.
Esta diferença evidencia um novo paradigma no consumo de artigos noticiosos, o que pode ser considerado com um problema para a imprensa tradicional.
Os jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos são a faixa etária que mais recorre aos aparelhos móveis (76,1%).
No mesmo estudo é possível comprovar que o hábito de ler notícias nos dispositivos móveis é mais significativo nas pessoas com escalões monetários mais elevados (75,5%). No que diz respeito aos indivíduos da faixa monetária mais baixa, apenas 11,7% têm o mesmo comportamento.