Entre 2012 e 2015 os alunos portugueses de 15 anos registaram, entre os países da OCDE, uma das maiores subidas nos resultados de literacia de Ciências, Matemática e da Leitura.
E hoje, pela primeira vez, Portugal está acima da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) nestas três áreas. Este é um dos resultados do PISA, um dos principais estudos internacionais da Educação, realizado pela OCDE, que a cada três anos avaliam a forma como os alunos de 15 anos aplicam os conhecimentos de Ciências, de Matemática e da Leitura, em situações do dia a dia.
Esta edição do estudo, que é hoje divulgado, é dedicada à literacia dos alunos nas Ciências. E é precisamente nesta área que Portugal registou a maior subida nos resultados. Segundo o relatório, numa escala de 261 a 708 pontos, os alunos portugueses conseguiram 501 pontos, ficando na 17ª posição entre os 72 países que participaram no estudo. Mais 27 pontos em relação aos resultados de 2006, quando o PISA se focou em Ciências.
E entre os países da União Europeia, os alunos portugueses ocupam o 8º lugar na tabela da literacia em Ciências, ficando acima dos franceses, dos espanhóis, dos italianos e dos gregos.
A subida nos resultados em Ciências foi acompanhada pela melhoria do desempenho em Matemática e na Leitura.
Entre 2012 e 2015, os alunos portugueses subiram dez pontos na Leitura conseguindo 498 pontos (18º lugar) e aumentaram cinco pontos na Matemática, ficando com 492 pontos, o que garantiu a 22ª posição.
Olhando para as regiões do país, foram os alunos do Alentejo Litoral que registaram os melhores resultados nos três domínios: Ciências, Matemática, e Leitura. No oposto estão os alunos da região do Tâmega e Sousa e de Trás os Montes.
Participaram nesta edição 18 mil escolas, 95 mil professores e 509 mil alunos de 72 países, dos quais 35 fazem parte da OCDE. Em Portugal foram 7.325 alunos que resolveram os testes do PISA, o que representa 7,5% dos alunos de 15 anos do sistema de ensino português. Foram envolvidas 246 escolas dos quais 222 são públicas e 24 são colégios com contrato de associação.