A investigadora Alice Boyes fez uma lista de dicas para melhorar a sua relação quase que instantaneamente. A norte-americana alerta que nem todos os conselhos podem fazer sentido para si, mas aconselha-o a escolher aqueles que fizerem mais sentido para si e para o seu parceiro.
1. Faça uma coisa que o seu companheiro costuma fazer e não gosta
Todas as pessoas têm de fazer coisas em casa que não gostam. Há quem não suporte deitar o lixo fora, outros não gostam de passar a ferro e há ainda quem fuja a sete pés só de ouvir falar em limpar a casa de banho.
Por que não surpreende o seu companheiro e não faz uma tarefa doméstica que ele não gosta? Vai demonstrar que está atento ao que ele faz e que sabe aquilo que ele gosta e não gosta.
2. Elogie os pais e amigos do seu parceiro
Para algumas pessoas é importante saber que o companheiro gosta da sua família e amigos. Mesmo que ache que ele sabe o quanto gosta dos pais ou dos amigos de infância, reforce essa ideia, realçando determinadas características ou atitudes que apreciou.
Aqui ficam alguns exemplos: “Adoro o bacalhau que a tua mãe faz”, “Ontem liguei à tua amiga Joana para me ajudar com um trabalho e ela foi muito prestável”.
3. No recordar é que está o ganho
Com o passar do tempo, há hábitos que os casais vão perdendo. Vão deixando de se tratar nomes carinhosos, começam a ir jantar menos vezes fora ou vão deixando de utilizar aquelas piadas privadas que mais ninguém entende.
É importante recordar e manter antigas rotinas, nem que seja para mostrar que não se esqueceu delas e que ainda fazem sentido para si.
Não se esqueça também de recordar os momentos felizes que viveram juntos. Eis algumas sugestões. “Estava a lembrar-me do quão fantástico foi aquele fim de semana” ou “Adorei aquele restaurante onde fomos na semana passada. O ambiente, a comida, mas principalmente a companhia”.
4. Agradeça algo que toma como garantido
Mesmo que já seja hábito ser o seu parceiro a levar as crianças todos os dias à escola ou passar pela padaria antes de ir para casa, é sempre importante realçar o quão importante esse gesto é para si e que repara neles.