Será alguma equipa capaz de contestar o domínio que a seleção da região Norte tem exercido na Taça de Portugal – Final Drive, organizada pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG), hoje (segunda-feira) e amanhã (terça-feira), no Montado Hotel & Golf Resort, em Palmela?
Esta é a grande questão que se levanta diante das seleções do Centro, Sul e Ilhas, (juntando na mesma equipa as regiões autónomas dos Açores e Madeira), quando estamos a poucas horas de iniciar a 3ª edição deste campeonato nacional juvenil inter-regiões para os escalões de sub-10 a sub-18.
O Norte impôs-se nos dois anos anteriores e volta a ser favorito, mesmo vendo-se desfalcado da sua grande figura, Pedro Lencart.
O campeão nacional amador tem apenas 16 anos e teria obviamente lugar na equipa nortenha, mas foi convocado para a seleção nacional amadora da FPG que irá defrontar a sua congénere de profissionais da PGA de Portugal na 5ª Taça Manuel Agrellos, nos mesmos dias, no mesmo campo. Situação semelhante passa-se com o madeirense Carlos Laranja, também de 16 anos, que seria o maior “craque” das ilhas.
A concentração das seleções nacionais de profissionais, de amadores e de jovens é a grande novidade deste ano da Taça de Portugal – Final Drive, permitindo aos melhores jovens portugueses dos escalões etários inferiores confraternizarem com os seus ídolos, verem como trabalham, como jogam, como se preparam.
«É uma grande iniciativa da FPG, para que os jovens possam ver os amadores de alta competição e os profissionais que temos em Portugal, para que possam seguir os seus passos, para que permaneçam na modalidade e, quem sabe, um dia serem melhores do que nós», disse ao Gabinete de Imprensa da FPG, Ricardo Santos, o atual campeão nacional e vencedor de um torneio do European Tour no Madeira Islands Open BPI de 2012.
A Taça de Portugal é o último evento do Circuito Drive, o circuito juvenil português, que leva dezenas de torneios a todos os cantos do país durante o ano, oferecendo competição a milhares de jovens. A Final já não atribuiu pontos para o Ranking Nacional Drive BPI, mas o ranking foi determinante na qualificação para a seleção de cada região.
Apuraram-se para a Final Drive os dois primeiros classificados de cada escalão do Ranking Regional Drive, desde que tivessem participado num mínimo de 6 torneios na sua região/zona (nas Ilhas bastam 2 torneios). Os capitães de cada região tiveram depois direito a atribuir um convite (“wild card”) por cada escalão.
A única exceção a esta regra foi a zona Norte, como explicou o diretor-técnico nacional, João Coutinho, também diretor do torneio nos próximos dois dias: «No caso da equipa do Norte, não houve jogadores a qualificarem-se no escalão de sub18. A Comissão de Campeonatos e Alto Rendimento tomou, por isso, a decisão de atribuir um convite a um jogador de Sub-14, a outro de Sub-16 e ainda mais um “wild card” a um de Sub-18».
Os capitães foram escolhidos pela FPG, havendo todos os anos uma preocupação de rotação dos treinadores convidados a exercer o cargo. Este ano, por exemplo, só Hugo Pinto e João Pedro Sousa repetem a presença do ano passado. Cada equipa, para além de dois capitães, tem de obrigatoriamente contar com 6 jogadores de sub-16 e/ou sub-18; 6 de sub-12 e/ou sub-14; e 3 de sub-10.
Para a Taça de Portugal, o regulamento dita o seguinte formato: Para a classificação diária de cada seleção regional contam os resultados stableford gross de todos os seus elementos, vencendo a equipa com mais pontos, sendo convertidos em pontos as voltas realizadas em stroke play.
O apuramento dos pontos é efetuado de forma diferente. Os sub-10 jogam 9 buracos por dia (total de 18) em stableford; Os sub-12 jogam 18 buracos por dia (total de 36) em stableford; os sub-14, sub-16 e sub-18 jogam 18 buracos por dia (total de 36) em stroke play.
A Taça de Portugal – Final Drive começa hoje às 8h10 no Montado Hotel & Golf Resort e as constituições das seleções regionais são as seguintes:
Norte
Capitães: Nelson Ribeiro (Miramar) e Paulo Ferreira (Vidago)
Sub-18, António Teixeira (Miramar), Sub-16, Pedro Clare Neves (Miramar), Sub-16, Miguel Clare Neves (Miramar), Sub-16, João Pedro Maganinho (Oporto), Sub-16, Diana Pacheco (Paredes), Sub-14 Daniel da Costa Rodrigues (Miramar), Sub-14, Pedro Silva (Miramar), Sub-14, Diogo Mealha (Miramar), Sub-14, Rita Costa Marques (Miramar), Sub-12, Alberto Costa Marques (Miramar), Sub-12, Ana Costa Rodrigues (Miramar), Sub-12, Afonso Costa Rodrigues (Miramar), Sub-10, Tomás Araújo (Miramar), Sub-10, Duarte Gonçalves (Miramar), Sub-10, Gabriel Sardo (Miramar).
Centro
Capitães: Luís Barroso (Praia D'el Rey) e Tiago Osório (Jamor)
Sub-18, Guilherme Oliva (Montado), Sub-18, Manuel Golão (Montado), Sub-18, Hugo Teixeira (Montado), Sub-16, Salvador Brehm (Estoril), Sub-16, João Costa (Quinta do Peru), Sub-16, Martim Batista (Jamor), Sub-14, Afonso Gaspar (Jamor), Sub-14, Mafalda Brito (Jamor), Sub-14, Leonor Medeiros (Quinta do Peru), Sub-12, Sofia Barroso Sá (Santo Estêvão), Sub-12, Rodrigo Andrade (Montado), Sub-12, João Teixeira e Costa (Beloura), Sub-10, Miguel Silveira (Jamor), Sub-10 , Martim Ribeiro (Quinta do Peru), Sub-10, António Mendes (Montado).
Sul
Capitães: Mónia Bernardo (Pine Cliffs) e Hugo Pinto (Morgado)
Sub-18, Cristiano Marcela (Espiche Golf), Sub-18, Carlos Conceição (Morgado), Sub-18, Sara Gouveia (Laranjas), Sub-16, Gonçalo Teodoro (Vilamoura), Sub-16, Ruben Rocha (Vilamoura), Sub-16, André Sancho (Vilamoura), Sub-14, Francisco Matos Coelho (Vilamoura), Sub-14, Lucas Azinheiro (Vilamoura), Sub-14, Alexandre Castelo (Vilamoura), Sub-12, Pedro Alonso (Quinta do Vale), Sub-12, Henrique Rebelo (Vilamoura), Sub-12, Ignacio Alonso (Quinta do Vale), Sub-10, Rodrigo Santos (Vilamoura), Sub-10, Dinis Rebelo (Vilamoura), Sub-10, Lucas Madeira (Vilamoura).
Ilhas
Capitães: Francisco Costa Matos (Verdegolf) e João Pedro Sousa (Santo da Serra)
Sub-18, Pedro Araújo (Santo da Serra), Sub-18, Miguel Rodrigues (Verdegolf), Sub-18, Gonçalo Silva (Palheiro Golf), Sub-16, João Bernardo Gonçalves (Palheiro Golf), Sub-16, Tiago Nunes (Verdegolf), Sub-16, Ricardo Garcia (Ilha Terceira), Sub-14, Henrique Cunha (Santo da Serra), Sub-14, Luís Índio (Verdegolf), Sub-14, Amélie Abreu (Santo da Serra), Sub-12, Rodrigo Teixeira (Palheiro Golf), Sub-12, Simão Barcelos (Ilha Terceira),
Sub-12, Daiane Ferreira (Santo da Serra), Sub-10, José Maria Gonçalves (Palheiro Golf),
Sub-10, Tomas Melo (Verdegolf), Sub-10, Pedro Santiago Câmara (Portosantense).