Rússia. Mais de trinta pessoas morreram após ingerir loção corporal

Morreram 33 pessoas após terem ingerido uma loção corporal que continha metanol. Outras 54 pessoas foram levadas hoje para hospitais em Irkutsk, na Rússia. Segundo as autoridades, as vítimas ingeriram a substância para tentar combater o frio.

 Pelo menos 54 pessoas foram levadas para vários hospitais em Irkutsk (uma cidade russa com 1,1 milhões de habitantes) após terem ingerido loção corporal. Destas, 33 morreram intoxicadas.

Já foram detidas pelo menos duas pessoas e foram confiscados mais de 500 litros desta loção corporal existente em vários mercados da mesma cidade, avançaram as autoridades russas aos meios locais. As autoridades confirmaram também que o líquido consumido pelas vítimas indicava visivelmente no rótulo que esse mesmo produto não deveria ser ingerido.

Pensa-se que estas pessoas terão ingerido a loção para aumentar a sua temperatura corporal, um hábito muito frequente na Rússia. Por norma, são as classes mais desfavorecidas que usam este tipo de substâncias que contém álcool para aquecerem com maior eficácia os seus corpos. Para além de loções corporais, também há tonificantes faciais e perfumes que possuem álcool que são vendidos na Rússia sem restrições.

O álcool contrafeito tem sido, nos últimos anos, um fator que origina muitas mortes na Rússia. Segundo o Index Mundi, em 2014 foram registadas 14 mortes por cada 1000 habitantes.