O título parece uma brincadeira, mas não é o caso. Johanna Watkins é casada com Scott e não pode estar sequer no mesmo espaço que ele, ou arrisca-se a um ataque fatal.
Johanna Watkins sofre de uma síndrome associada à ativação dos mastócitos, ou seja o seu sistema imunitário recebe sinais errados sobre a forma como reagir ao que está ao seu redor.
A doença, da qual padece há muito tempo mas que só há pouco mais de um ano foi diagnosticada, faz com que tenha uma reação alérgica grave a quase tudo, cheiros, comida, medicamentos, pó. E basta apenas um indício macroscópico para que os violentos ataques de tosse que lhe roubam o ar se manifestem.
Quando se conheceram e depois quando casaram, Johanna já tinha o problema mas não se manifestava de forma tão grave, os sintomas foram piorando ao longo do tempo. A cada vez que Scott se aproximava começava a tossir e a ficar com falta de ar.
"Não era só uma tossezinha. Eu tossia a ponto de não conseguir respirar. Quando percebemos que não podíamos mais partilhar uma vida juntos, foi extremamente traumático", afirmou Johanna à BBC.
A doença obrigou o casal a mudar drasticamente de hábitos, atualmente apesar de viverem na mesma casa estão separados por três andares. Johanna está isolada num quarto com filtros especiais e só os seus irmãos, a quem o seu corpo reage de forma menos violenta, podem lá entrar, e mesmo assim só depois de cumprirem um protocolo apertado.
Scott e Johanna ainda tentaram não terem de viver em quartos ou andares diferentes, mas nada do que fizeram resultou.
“Claro que eu nunca ficaria no quarto e intencionalmente magoar a Johanna, mas tentei tudo: tomava mais banhos, limpava tudo muito bem e a toda a hora, levava a vida a trocar de roupa… e mesmo assim de nada adiantou. E foi então que percebemos que ela não era alérgica a qualquer coisa que pudesse trazer comigo, mas sim a algo que o meu corpo produzia, e nós não sabemos o que é”, disse Scott Watkins
Este ano que agora acaba em em que viveram separados foi realmente difícil, mas Johanna e Scott continuam firmes na ideia de ficarem juntos, mesmo que isso signifique falarem apenas por telemóvel até que surja qualquer perspetiva de cura.