Em 2015 esta unidade hospitalar já tinha conseguido inverter uma tendência negativa que se registava nos últimos anos, mas foi em 2016 que o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila alcançou um número recorde de partos, representando um crescimento de 16% face ao ano anterior.
"É um aumento substancial para uma região com cerca de 150 mil pessoas e muito fruto de trabalho de excelência que toda a equipa de médicos, enfermeiros e auxiliares tem feito", afirmou Manuel Morim, diretor de serviço de obstetrícia da unidade.
Segundo a mesma fonte, "apesar da componente 'hoteleira' das instalações de internamento não ser a desejável, o bloco de parto e operatório têm das melhores condições do país".
“Além disso, fizemos um esforço para criar condições para que o pai ou acompanhante possam estar junto da mãe durante o processo do parto e no decorrer do internamento", continuou o médico.
“Uma referência nacional a nível nacional”
"Somos pioneiros no país na existência de um plano de parto institucional, com consultas multidisciplinares onde recebemos os casais, sabemos o que eles pretendem e oferecemos um serviço humanizado respeitando a sua vontade", explicou Irene Cerejeira, a enfermeira chefe do serviço.
Segundo a responsável, é oferecido gratuitamente aos casais "diversas formações de preparação para os partos, quer no solo quer em meio aquático, além de preparação para a parentalidade e para amamentação, sendo promovida a amamentação com leite materno, embora se respeite quem não o queira".