Passar várias horas de pernas cruzadas no trabalho, em casa ou num café pode ter algumas implicações para o corpo e para a saúde.
O incrível.club destaca alguns problemas que esta postura pode trazer à saúde, de forma a reduzir o tempo que passa de pernas cruzadas e prevenir os efeitos.
Um estudo realizado aponta que as pessoas que passam mais de três horas por dia sentadas com as pernas cruzadas tendem a assumir uma postura curvada, o que se torna pouco saudável para a coluna e para os músculos das costas e das pernas;
Manter a mesma postura, seja de pernas cruzadas ou não, durante muitas horas pode provocar paralisia de nervo peroneal;
Estar com as pernas cruzadas durante muito tempo aumenta a pressão sanguínea do corpo. Ainda que não tenha problemas de hipertensão, tente evitar estar sempre de pernas cruzadas de forma a prevenir infeções circulatórias. Se cruzar as pernas à altura dos tornozelos não tem o mesmo efeito que cruzá-las sobre os joelhos, assim não se exerce tanta pressão.
Estar sentado de pernas cruzados também faz com que a articulação da anca fique ligeiramente desalinhada, o que ao longo dos anos pode fazer com que a ponta do fémur deixe de encaixar bem na cavidade do osso ilío.
Por fim, a longo prazo, o hábito de estar sempre de pernas cruzadas também pode provocar ou agravar as varizes, ainda que esta seja uma ligação que está muito mais ligada à genética.