A história da Maria está a comover os portugueses, mas mais importante do que isso está a levá-los a registarem-se como dadores de medula óssea.
A Maria tem apenas 1 ano e três dias depois do Natal foi-lhe diagnosticada uma leucemia mielomonocitica juvenil, uma doença cujo tratamento é um transplante de medula óssea.
A urgência é então a de encontrar um dador compatível, para ajudar foi criada uma página do Facebook, na qual estão criados eventos de colheita de sangue espalhados por todo o país. Dezenas de pessoas já confirmaram presença.
No caso de haver compatibilidade, a doação pode ser tão simples como uma recolha de sangue, noutros casos pode ser necessário recolher estas células com uma pequena cirurgia, que é feita com anestesia geral, ou seja sem qualquer dor. A medula óssea do dador recupera em poucas semanas.
Os requisitos para doar são: ter entre 18 e 45 anos; pesar pelo menos 50kg e medir mais de 1,5 metros e não ter feito transfusões de sangue depois de 1980. Para a colheita de sangue basta levar a sua identificação e não precisa sequer de estar em jejum.
Dia 23 de janeiro haverá colheita no Porto e em Lisboa nas sedes da EDP.
Veja aqui mais datas e locais das próximas colheitas de sangue.