A empresa de estudos de mercado Ipsos Mori divulgou o Index of Ignorance (Índice de Ignorância, em português) para 2016. Neste estudo, são apresentados os países mais e menos ignorantes do mundo.
Segundo o site Independent, a investigação foi feita com base em 27.250 entrevistas a pessoas com idades compreendidas entre os 16 e os 64 anos.
O inquérito foi feito a pessoas de 40 países. Os inquiridos tiveram de responder a questões relacionadas com a sociedade em que vivem, nomeadamente a população que os rodeia, os gastos com a saúde, as suas propriedades e a quantidade de cidadãos muçulmanos que habitam no seu país.
O estudo chegou à conclusão que o poder da economia acaba por não ser um critério tão importante nesta lista – os Estados Unidos da América, o país mais rico do mundo, está na lista dos mais ignorantes, abaixo de vários países menos desenvolvidos. Por outro lado, a Malásia, que não é considerada um dos países mais desenvolvidos, está na lista dos menos ignorantes. Portugal não aparece nesta lista.
Aqui fica a lista dos países mais ignorantes do mundo:
1º Índia
2º China
3º Taiwan
4º África do Sul
5º Estados Unidos da América
6º Brasil
7º Tailândia
8º Singapura
9º Turquia
10º Indonésia
E os menos ignorantes:
10º Suécia
9º Noruega
8º Itália
7º Alemanha
6º Austrália
5º Malásia
4º República Checa
3º Coreia do Sul
2º Reino Unido
1º Holanda.
Para saber mais sobre este índice, clique aqui