Para muitos, o Instagram é uma fonte de inspiração. Não faltam pessoas a revelar na rede social o seu estilo de vida saudável e a forma como o conseguem fazer, acabando mesmo por incentivar e motivar muita gente.
No entanto, se o Instagram pode funcionar como um alerta de muitos que querem e precisam de ser saudáveis, pode também ser o grande ‘culpado’ pelos quilos a mais que algumas pessoas têm.
De acordo com a Men´s Health, um estudo recente revelou que as imagens de comida no Instagram fazem com que as pessoas tenham mais vontade de comer, mesmo que não tenham fome. Para além disso, o estudo concluiu ainda que as imagens de comida nas redes sociais influenciam cerca de 70% das escolhas alimentares de cada pessoa.
O impacto que a rede social tem na comida é realmente muito significativo, a hashtag #food já conta com mais de 202 milhões de publicações, ao mesmo passo está a tag #foodporn, que conta com cerca de 109 milhões e também a tag #healthyfood, que soma cerca de 21 milhões.
Este impacto na rede social tem-se mostrado muito satisfatório, um estudo de 2015 mostrou queo Instagram consegue realmente mudar os hábitos das pessoas, tornando-as mais saudáveis. A utilização da hashtag #gettinghealthy ajuda tambérm muita gente a inspirar-se e a seguir determinados hábitos de vida mais saudáveis.
Este estudo analisou o impacto que as imagens das redes sociais têm nas pessoas e concluiu que o Instagram tem um efeito bastante positivo em todos os utilizadores que seguem perfis relacionados com um estilo de vida saudável.