Negócio gigante na farmacêutica

A Johnson & Johnson anunciou a compra da Actelion por 29,7 mil milhões de euros, num negócio que cria uma nova empresa de medicamentos. 

A gigante norte-americana da farmacêutica vai comprar a maior biofarmacêutica europeia e criar assim a R&D NewCo, que se vai especializar na investigação e desenvolvimento de novos medicamentos.

A Johnson & Johnson é a maior produtora mundial de artigos de saúde e bem-estar e a suíça Actelion lidera o mercado de medicamentos para o tratamento da pressão arterial alta.

Citados pela agência AFP, o CEO da Actelion disse que a nova empresa vai permitir que “continuemos com a nossa cultura de inovação” enquanto o presidente executivo da Johnson & Johnson, Alex Gorsky, disse em comunicado que a aquisição oferece “valor acrescentado” aos accionistas de ambas as empresas. 

A Johnson & Johnson emprega quase 130 mil pessoas, é lider do mercado mundial de produtos de saúde e tem ainda uma divisão gigantesca de produtos de farmácia e de consumo que vão desde artigos para bebé até pensos rápidos.