Prova disso, é o que tem acontecido na aviação, que tem vindo a ter cada vez mais novas rotas aéreas.
De acordo com Manuel Caldeira Cabral, só este ano, Portugal prepara-se para receber mais 54 novas ligações. Isto depois de, no ano passado, ter conseguido angariar outras 64 novas ligações.
China fica mais perto
Uma das grandes novidades, em matéria de novas rotas, foi o anúncio de um voo direto para a China. No fundo, falamos de uma promessa com quase duas décadas. A rota entre Hangzhou e Lisboa vai ser inaugurada em breve, depois de todos os bloqueios à entrada da Capital Airlines serem totalmente superados pela via diplomática.
O problema que se colocava era que, em 1999, foi feito um acordo que dava à Air China o exclusivo nos voos diretos para Portugal, ainda que a intenção de criar ligações diretas entre os dois países nunca tenha saído do papel. Até agora.
Turismo. Empresários esperam novos recordes
O turismo bateu números recorde em 2016 e promete continuar a surpreender tudo e todos. De acordo com o último Barómetro do Turismo, do Instituto do Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), mais de 70% dos inquiridos consideram que falamos do setor que melhores resultados vai apresentar este ano.
O índice de confiança dos empresários no desempenho do setor do turismo é o segundo mais elevado de sempre: fixou-se acima dos 83 pontos.
A maioria considera que o número de empregos criados vai aumentar, assim como a procura externa e a rentabilidade das empresas do setor.
Já sobre a eficácia da promoção turística que foi feita em 2016, os empresários não escondem que consideram que a promoção interna “correspondeu às expetativas”.
No que respeita à vertente externa, sublinham que ficou “acima” de qualquer expetativa.