Portugal consumiu 27% de energia de fontes renováveis em 2015

Média da UE fica-se pelos 16,4%

Em 2015, Portugal consumiu cerca de 27% de energias renováveis. Este valor põe Portugal em sétimo lugar dos países da União Europeia que mais usa as renováveis até porque, no seu conjunto, a UE não passou dos 16,4%.

Os dados foram divulgados pela Comissão Europeia e mostram que, desde 2013, Portugal tem tido uma evolução constante neste setor, o que vai de encontro às metas nacionais estabelecidas de chegar a 2020 com pelo menos 20% do consumo vindo de fontes renováveis.

Apesar dos números serem positivos para Portugal, o relatório lembra que ainda há muito a fazer no setor energético, nomeadamente o reforço das interconexões de eletricidade e de gás, apontando que um dos problemas continua a ser a falta de ligações entre Portugal e Espanha e o resto da Europa, via França.

Entretanto, o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, disse que as interligações energéticas deveriam ser uma "norma comunitária" e não apenas "uma declaração política". Jorge Seguro Sanches explicou aos jornalistas que este é "um processo que tem 20 anos de debate" mas está convencido que "agora que a Comissão Europeia colocou na agenda de discussão um pacote de energia" passe a ser "uma obrigação dos Estados a existência de interligações". "Eu não diria as coisas em termos de bloqueio, eu diria que faz falta concretizar este trabalho. Acho que o grande objetivo que temos de ter agora pela frente é conseguir que isto seja uma norma do pacote de energia – precisamente a questão das interligações – e não apenas uma declaração política", insistiu.