José Sócrates convocou para hoje às 20h00 uma conferência de imprensa, na sala Bruxelas do hotel Altis, em Lisboa, informaram os advogados do antigo primeiro-ministro e principal arguido da Operação Marquês em nota enviada às redações.
José Sócrates marcará presença acompanhado dos seus advogados, João Araújo e Pedro Delille. O assunto da conferência de imprensa não foi divulgado.
O antigo primeiro-ministro socialista está indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito. A decisão da investigação do Ministério Público (MP) será conhecida a 17 de março.
Recorde-se que, para além de José Sócrates, há outros nomes conhecidos da praça envolvidos na Operação Marquês, como Paulo Lalanda e Castro, ex-administrador da Octapharma (também arguido no caso dos Vistos Gold e da Máfia do Sangue) e Bárbara Vara (filha de Armando Vara). Carlos Santos Silva, Sofia Fava (ex-mulher de Sócrates), o advogado Gonçalo Trindade Ferreira, Rui Mão de Ferro, o empresário Joaquim Barroca, Diogo Gaspar Ferreira e Inês Pontes do Rosário (mulher de Carlos Santos Silva) também são arguidos na Operação Marquês.
Ricardo Salgado, antigo líder do BES, é o mais recente arguido do processo. O ex-presidente do BES é suspeito, neste caso, de cinco crimes – corrupção, abuso de confiança, tráfico de influência, branqueamento e fraude fiscal – e está proibido de contactar José Sócrates.
A investigação, segundo o MP, conta com já "20 arguidos, 15 pessoas singulares e cinco coletivas".