Sócrates dá conferência de imprensa

Antigo primeiro-ministro convocou conferência para hoje às 20h00

José Sócrates convocou para hoje às 20h00 uma conferência de imprensa, na sala Bruxelas do hotel Altis, em Lisboa, informaram os advogados do antigo primeiro-ministro e principal arguido da Operação Marquês em nota enviada às redações.

José Sócrates marcará presença acompanhado dos seus advogados, João Araújo e Pedro Delille. O assunto da conferência de imprensa não foi divulgado. 

O antigo primeiro-ministro socialista está indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito. A decisão da investigação do Ministério Público (MP) será conhecida a 17 de março.

Recorde-se que, para além de José Sócrates, há outros nomes conhecidos da praça envolvidos na Operação Marquês, como Paulo Lalanda e Castro, ex-administrador da Octapharma (também arguido no caso dos Vistos Gold e da Máfia do Sangue) e Bárbara Vara (filha de Armando Vara). Carlos Santos Silva, Sofia Fava (ex-mulher de Sócrates), o advogado Gonçalo Trindade Ferreira, Rui Mão de Ferro, o empresário Joaquim Barroca, Diogo Gaspar Ferreira e Inês Pontes do Rosário (mulher de Carlos Santos Silva) também são arguidos na Operação Marquês.

Ricardo Salgado, antigo líder do BES, é o mais recente arguido do processo. O ex-presidente do BES é suspeito, neste caso, de cinco crimes – corrupção, abuso de confiança, tráfico de influência, branqueamento e fraude fiscal – e está proibido de contactar José Sócrates.

A investigação, segundo o MP, conta com já "20 arguidos, 15 pessoas singulares e cinco coletivas".