Pastorinhos podem ser canonizados na visita do Papa

A aprovação da comissão teológica e do plenário dos cardeais não devem ser problema

Jacinta e Francisco Marto, dois dos três pastorinhos do milagre das aparições de Nossa Senhora, em Fátima, podem ser canonizados durante a vinda do Papa Francisco a Portugal, este ano.

Ontem, o Vaticano aprovou o milagre que garante a possibilidade de os dois já beatificados se tornarem santos reconhecidos pela Igreja Católica Romana.

O sacerdote português Francisco Mendes deixou uma nota na página de internet do jornal que dirige – o Notícias de Setúbal – em que revelava ter “ficado no ar a sensação de que [a canonização] poderia ser a 12 e 13 de maio, ou ao menos ao longo deste ano”, ou seja, precisamente quando o Sumo Pontífice estará de visita em Fátima.

Depende de Francisco

Dia 20 deste mês de fevereiro, celebra-se a festa litúrgica dos dois beatos, Jacinta e Francisco Marto, e ao que o i apurou, existe a possibilidade de a Santa Sé aproveitar a ocasião para anunciar a canonização pelo Papa a 13 de maio, em solo português.

Apesar de, factualmente, só a comissão científica do Vaticano ter aprovado o milagre necessário para garantir a canonização do par, na medida em que ainda não há confirmação – oficial ou oficiosa – da comissão teológica ou do plenário de cardeais, o certo é que bastaria ao Santo Padre (Francisco) pedir para os respetivos reunirem e analisarem a questão para o assunto seguir em frente antes da sua visita a Portugal. Se o fará ou não, está por averiguar.

Ninguém diz, mas toda a gente sabe

A confirmação oficial da comissão científica, que corresponde à primeira fase para a validação do milagre, que envolverá uma criança de origem brasileira, também não foi tornada pública, mas o clero português já difundiu a boa nova em missas locais, redes sociais e órgãos de imprensa.

A pressa não é circunstância favorável às instâncias da Cúria, mas a alegria, afinal, é bem própria do povo luso.

Jacinta e Franciso Marto já haviam sido beatificados – isto é, tornados beatos – pelo Papa João Paulo II, no ano de 2000, no dia do 83º aniversário das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos de Fátima.

O Papa Francisco visitará o local de culto nos dias 12 e 13 de maio deste ano, de modo a celebrar o centenário do milagre.