‘Tuk-tuks’ oferecem passeios gratuitos em Lisboa em forma de protesto

 A iniciativa “Cá vai Lisboa”, irá decorrer entre as 10:00h e as 17:00h 

O objetivo da iniciativa, que pretende ser um protesto positivo, é chamar a atenção da população. Em causa está a “problemática” do Regulamento Municipal de Circulação de Veículos Afetos à Atividade Turística, criticado pela associação.

O coordenador do Departamento de Animação Turística com Veículos Motorizados da APECATE, João Tarrana, em declarações à Agência Lusa, avançou que os protestos “costumam parar o trânsito e provocar constrangimentos, mas neste caso os operadores pretendem oferecer à população, de forma a ser uma iniciativa vista de uma maneira positiva, "queremos agradecer aos alfacinhas a hospitalidade que tem permitido aos 'tuk-tuk' serem parte importante da promoção e da nova dinâmica turística", avança a organização.

Quanto à oferta que se pode esperar no domingo, o coordenador afirmou que já há "vários operadores envolvidos".

A iniciativa "Cá vai Lisboa", irá decorrer entre as 10:00h e as 17:00h nos Restauradores, Chiado (Rua Garret), Belém e alto do Parque Eduardo VII. Os 'tuk-tuks' que aderirem estarão identificados com um autocolante cor de laranja no limpa para-brisas.

Em declarações à agência Lusa em janeiro, João Tarrana apontou que o "regulamento é preocupante, não pelo que ele diz mas pelo que ele não diz", considerando que faltam algumas especificações no documento. "Estamos a tentar que nos ouçam e ouçam os nossos problemas.