A nova novela da TVI está a ser alvo de protestos por parte da Associação Portuguesas da Doença de Crohn pela forma incorreta que a estação de Queluz está a retratar a doença.
A personagem de Mónica Ferreira da Fonseca, interpretada pela atriz brasileira Sílvia Pfeifer na novela Ouro Verde, foi diagnosticada com a doença de Chohn – uma patologia inflamatória do intestino.
A associação afirma que a doença não está a ser retratada corretamente, o que tem vindo a gerar vários protestos, nomeadamentede doentes com esta patologia.
"Em vez de estar a ser feito um trabalho meritório e correto, que poderia estar a contribuir para acabar com a iliteracia na saúde junto dos portugueses, relativamente às doenças inflamatórias do intestino, a TVI está a incorrer em erros terríveis, clínica e cientificamente”, começou por dizer Cândida Cruz, a vice-presidente da diração da APDI, num comunicado enviado à TVI.
"Segundo os nossos sócios, a patologia em questão é apresentada na novela em causa como uma doença psicossomática, para a qual é aconselhado o uso de calmantes. Tal referência está absolutamente incorreta e errada", concluiu.