Brasil. Greve em Espírito Santo mantém-se mas autocarros já circulam

Famílias dos polícias e bombeiros militares continuam a impedir a sua saída dos quartéis

Apesar do acordo alcançado na sexta-feira entre o Governo e os representantes da polícia no Estado de Espírito Santo, no Brasil, a greve da polícia e bombeiros militares mantém-se. Ainda assim, já há autocarros a circular e o comércio vai reabrindo aos poucos.

O referido acordo previa que a greve terminasse este sábado às 7h00 locais (9h00 em Lisboa). Era suposto que os polícias e bombeiros militares regressassem então ao trabalho, tendo a garantia de não sofrer qualquer sanção disciplinar por terem realizado greve – algo a que não têm direito. Desde dia 4, porém, as suas famílias impedem que os mesmos façam patrulhas, encontrando-se à porta dos quartéis a bloquear a saída de veículos dos regimentos, como forma de reivindicar o aumento de salários e melhores condições de trabalho para os agentes.

Nesse período, mais de 137 mortes violentas foram registadas, havendo ainda a informação de mais de 300 saques a lojas nas ruas do estado de Espírito Santo, agora imersas num profundo caos. Na tentativa de contrariar esta onda de violência, o Ministério da Defesa brasileiro já enviou reforços militares, com mais efetivos do Exército, Marinha e Força Aérea, num total de 3130 militares.