Golfe. Nélson Ribeiro é o novo treinador nacional

Nélson Ribeiro assume a liderança de todas as seleções nacionais.

Nelson Ribeiro e a Federação Portuguesa de Golfe (FPG) finalizaram hoje o acordo que atribui ao técnico de quase 33 anos as funções de Treinador Nacional de 2017 a 2020, passando a ter a seu cargo a gestão de todas as seleções nacionais, indo também desempenhar um papel fulcral no programa de desenvolvimento da modalidade.

«Quero dar continuidade aos processos que tinham sido iniciados pelo anterior Treinador Nacional, Nuno Campino, procurando tentar retirar o máximo de rendimento do potencial dos jogadores das seleções nacionais. Mas para além desses processos em curso, irei também encetar percursos com os mais novos», referiu Nelson Ribeiro que, como jogador, passou por todas as fases evolutivas, de amador a profissional, antes de iniciar muito cedo uma carreira de treinador.

«Tomei muito cedo a decisão de ser treinador, com apenas 18 anos apareceu-me um convite e aceitei-o logo», recorda.

A partir desse momento, embrenhou-se no conhecimento que considerou fundamental: «Percebi imediatamente que para desempenhar essa tarefa da melhor forma teria de compreender as mais variadas áreas. Fui estudante da Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade do Porto (é finalista), e pretendo ainda concluir os estudos em Psicologia que iniciei em 2007. Fiz igualmente o curso de treinadores da FPG/PGA de Portugal até ao nível 3».

A sua insaciável sede de conhecimento fez com que tivesse como principal objetivo de carreira «o estudo do treino, do rendimento, da investigação. Tenho a ambição de trabalhar a uma escala internacional mas, sinceramente, nem nunca tive a ambição nem nunca me vi como selecionador nacional. Claro que é um orgulho, mas encaro este posto como uma forma de ajudar os atletas a atingirem o potencial máximo de cada um. Essa será a minha maior preocupação».

Depois de 14 anos como jogador ao serviço do Oporto Golf Club, em Espinho, está há 14 anos como treinador do Club de Golf de Miramar, em Vila Nova de Gaia, onde já liderava há alguns anos as equipas de competição de todas as categorias e escalões etários. Sob a sua batuta, 21 jogadores sagraram-se campeões ou vice-campeões nacionais nos mais diversos setores.