Um cidadão alemão de 26 anos, que professa o salafismo (movimento ortodoxo ultraconservador islamita), foi detido no norte do país, sob a acusação de preparar um atentado islamita contra agentes policiais ou militares.
"Reconheceu, em interrogatório, ter planeado uma emboscada contra elementos da polícia ou soldados e matá-los com explosivos fabricados por ele", indicou a promotoria da localidade de Celle, na Baixa-Saxónia. De acordo com aquele organismo, foram apreendidos artefactos explosivos na casa do suspeito em Northeim, na mesma região.
O homem, cuja identidade não foi revelada, foi detido de forma preventiva e é acusado de preparar um ato grave que ameaça a segurança de Estado.
Refira-se que os serviços de inteligência interna acreditam haver cerca de 10 mil islamitas radicais na Alemanha, dos quais 1600 suspeitos de manter vínculos com o terrorismo. O país germânico sofreu, em 2016, vários atentados reivindicados pelo Estado Islâmico, entre eles o ataque com um camião a um mercado, no Natal, que causou 12 mortos.