Os cancros mais comuns nos jovens são carcinomas, que se desenvolvem nas células epiteliais. Nos adolescentes costumam afectar a tiróide, os intestinos e ovários. Cerca de 84% dos jovens sobrevivem ao cancro, tendo maior taxa de cura em tumores cerebrais do que as crianças ou adultos, como explica o organismo Teenage Cancer Trust.
Estes são os principais sinais de alerta:
1 – Dor que não passa. Qualquer dor que não passe com a medicação básica como paracetamol deve ser investigada pelo médico assistente.
2 – Caroço, quisto ou inchaço. Qualquer protuberância que apareça em qualquer local do corpo deve ser vista imediatamente por médicos.
3 – Cansaço extremo. É normal ter períodos de cansaço, mas sentir um cansaço extremo ou uma sonolência incontrolável que impede a vida normal é um sinal de alarme que precisa de assistência médica para ser apurada a causa.
4 – Perda de peso significativa. Perder muito peso é um sintoma de que algo não está bem na saúde, sendo em alguns casos um sinal de doença oncológica.
4 – Um sinal com alterações. Os sinais na pele devem ser observados com frequência. Se for detectado um novo sinal de aspecto diferente ou se um sinal existente mudar de cor e forma deve imediatamente ser observado por um dermatologista.