A Amazon chegou a acordo com a Repsol para instalar pontos de recolha Amazon Locker em alguns dos mais de quatro mil postos de combustível da gasolineira em Espanha e em Portugal.
De acordo com o “Financial Times”, nos próximos dois meses, as encomendas feitas através do gigante retalhista eletrónico podem ser entregues num dos postos da retalhista de combustíveis na península Ibérica.
O Amazon Locker – Cacifo da Amazon – é um serviço que passa pela instalação de cacifos da gigante do retalho eletrónico em espaços de grande afluência e abertos 24 horas por dia. Aqui, os clientes podem levantar ou entregar, a qualquer hora, as encomendas realizadas.
Código eletrónico Para o conseguirem fazer, os utilizadores recebem uma mensagem eletrónica com um código exclusivo e com a localização de entrega. O código é inserido para abrir o armário pré-selecionado onde se encontra a encomenda.
O acordo surge depois de a gigante de comércio eletrónico ter celebrado uma colaboração semelhante com as 320 estações de serviço da Repsol em Itália.
A empresa energética espanhola torna-se, assim, num dos maiores parceiros “click and collect” da empresa norte-americana.
Parceiros “Estamos a acrescentar produtos e serviços às nossas lojas para tirar partido do facto de termos um contacto quotidiano mais próximo com os consumidores do que qualquer outra marca em Espanha”, disse ao “Financial Times” Josu Jon Imaz, administrador-delegado da Repsol. O acordo permite à Repsol alargar o seu portefólio de serviços, e à Amazon disponibilizar locais mais convenientes para os clientes recolherem os produtos. De acordo com o jornal, com este acordo, a Repsol poderá ser um dos maiores parceiros de entrega da Amazon na Europa.
Conveniência O serviço já está disponível em 1300 localizações no Reino Unido e “centenas de localizações” nos EUA, onde arrancou em 2012.
O serviço Amazon Locker é conveniente para os consumidores que estão ausentes na altura do serviço de entrega da Amazon. Para além disso, este serviço ajuda a empresa com sede em Seattle, costa leste dos EUA, a reduzir os seus custos de distribuição e serviço de atendimento ao cliente.
Isto porque elimina o serviço de interação com os clientes, ao mesmo tempo que permite às empresas de logística evitar uma nova viagem ao ponto de entrega de um cliente ausente.
Ao mesmo tempo, permite à Amazon reduzir a sua dependência das empresas de logística e desenvolver os seus próprios sistemas de entrega.
Para além disso, à medida que os prazos e custos de entrega são reduzidos, um novo leque de opções vai surgir fruto do aumento das vendas e dos lucros.