Um fóssil com cerca de 430 milhões de anos, descoberto numa rocha vulcânica em Herefordshire, na Inglaterra, recebeu o nome de Cascoulus Ravitis em honra do biólogo e apresentador de televisão Sir David Attenborough.
De acordo com o site da BBC, a palavra ‘Cascolus’ é um termo do latim que corresponde ao equivalente a Attenborough na língua anglo-saxónica (usada naquele território entre meados do século V e meados do século XII).
Já o termo Ravitis é uma referência ao nome romano para Leicester, onde o apresentador viveu durante os tempos da universidade.
Segundo a BBC, o nome foi atribuído por investigadores das universidades de Oxford, Leicester, Yale e Imperial College London.
“O maior elogio que um biólogo ou um paleontólogo pode dar a outro profissional da sua área é dar um nome a um fóssil em sua honra. Encaro isto como um grande elogio”, disse David Attenborough à BBC.
Esta não é a primeira vez que Attenborough é homenageado: uma espécie de gafanhoto descoberta em 2014 na República Dominicana recebeu o nome de Electrotettix attenboroughi; Uma borboleta rara que vive nas florestas tropicais da Colômbia e do Brasil chama-se Euptychia attenboroughi; Existe um dinossauro chamado Attenborosaurus conybeare. Estes são apenas alguns dos exemplos das espécies que receberam o nome em honra do conhecido biólogo de 90 anos.