Fóssil recebe nome inspirado em David Attenborough

Fóssil tem cerca de 430 milhões de anos

Um fóssil com cerca de 430 milhões de anos, descoberto numa rocha vulcânica em Herefordshire, na Inglaterra, recebeu o nome de Cascoulus Ravitis em honra do biólogo e apresentador de televisão Sir David Attenborough.

De acordo com o site da BBC, a palavra ‘Cascolus’ é um termo do latim que corresponde ao equivalente a Attenborough na língua anglo-saxónica (usada naquele território entre meados do século V e meados do século XII).

Já o termo Ravitis é uma referência ao nome romano para Leicester, onde o apresentador viveu durante os tempos da universidade.

Segundo a BBC, o nome foi atribuído por investigadores das universidades de Oxford, Leicester, Yale e Imperial College London.

“O maior elogio que um biólogo ou um paleontólogo pode dar a outro profissional da sua área é dar um nome a um fóssil em sua honra. Encaro isto como um grande elogio”, disse David Attenborough à BBC.

Esta não é a primeira vez que Attenborough é homenageado: uma espécie de gafanhoto descoberta em 2014 na República Dominicana recebeu o nome de Electrotettix attenboroughi; Uma borboleta rara que vive nas florestas tropicais da Colômbia e do Brasil chama-se Euptychia attenboroughi; Existe um dinossauro chamado Attenborosaurus conybeare. Estes são apenas alguns dos exemplos das espécies que receberam o nome em honra do conhecido biólogo de 90 anos.