Mubarak foi libertado

O ditador do Egito está na rua depois de seis anos de prisão. Foi libertado pelos militares apesar de ter sido condenado a prisão perpétua

O antigo presidente egípcio Hosni Mubarak, que foi derrubado na Primavera Árabe  e condenado pela morte dos manifestantes que contestavam o seu governo em 2011, foi libertado, sexta-feira, segundo garantiu o seu advogado.

Mubarak, de 88 anos, estava detido num hospital militar no Cairo, e ira para a sua casa em Heliópolis.

O ditador esteve no poder durante 30 anos, tendo sido detido depois da revolta de 2011, no curso da qual foram mortas 850 pessoas, durante a repressão militar aos manifestantes. Foi condenado a prisão perpétua pelos tribunais em junho de 2012, mas depois dos militares terem derrubado o governo eleito, da Irmandade Muçulmana, um novo tribunal retirou-lhe grande parte das acusações.

Isto apesar de em 2016, Mubarak e os seus filhos foram condenados a três anos de prisão por terem desviado mais de 10 milhões de euros. Os três foram também condenados a uma multa de 15 milhões de euros e a reembolsar o Estado em 2,5 milhões de euros.

Apesar de ser libertado, o antigo presidente terá ainda que responder a um processo por corrupção que foi aberto na passada segunda-feira.