Serão nada menos do que 670 as entidadades, distribuídas por 176 concelhos do país, a desenvolver um total de 910 atividades no próxima terça-feira, 18 de abril, data em que se assinala, desde 1983, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
O tema proposto para este ano é ‘Património Cultural e Turismo Sustentável’. Concertos, visitas guiadas, itinerários culturais, entrada livre em museus, caminhadas, oficinas, exposições, palestras, encontros e geocatching são algumas das propostas que cobrem todo o território nacional, de Norte a Sul, ilhas incluídas.
Como é habitual, alguns monumentos vão permitir o acesso a zonas que normalmente não estão visitáveis. Realizar-se-à, por exemplo, um passeio sobre a arcaria do Aqueduto das Águas Livre e muitos faróis vão também abrir as portas excecionalmente. Em Portimão, junto do Centro Interpretativo e Monumentos Megalíticos de Alcalar, será feita uma recriação da vida na Pré-História.
Os visitantes poderão participar em atividades de caça, olaria, tecelagem, fabrico de ferramentas, processos de talhe, preparação e cozedura de alimentos, fabrico de cerveja pré-histórica, fabrico de instrumentos agrícolas e adornos, transporte de grandes monolíticos e moagem.
No total, está previsto o Dia dos Monumentos e Sítios saldar-se em 406 visitas guiadas/percursos orientados; 94 rotas patrimoniais/ itinerários culturais; 85 ateliês lúdicos/ oficinas pedagógicas/ workshops; 59 exposições; 52 encontros/ conferências/ seminários; 50 espectáculos artísticos, 165 outras atividades. O programa completo pode ser consultado em w3.patrimoniocultural.pt/dims2017/public/