O dia 13 de maio vai ser uma data inesquecível para milhares de crentes portugueses: para além de se assinalar o centésimo aniversário das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos e de as celebrações contarem com a presença do papa Francisco, este é também o dia em que Francisco e Jacinta, duas das crianças que terão testemunhado as aparições, serão canonizados.
Segundo a Rádio Vaticano, o milagre aprovado pelo papa – e que permitiu a canonização dos dois pastorinhos – está relacionado com a cura de uma criança brasileira que sobreviveu a uma queda de sete metros.
Na altura, a criança, cujo nome não é divulgado, teria seis anos de idade. Estava «na casa do avô, a brinca com a irmãzinha, quando caiu, por acidente, de uma janela de cerca sete metros de altura, sofrendo um grave traumatismo crânio encefálico, com a perda de material cerebral», lê-se no site da rádio. A criança foi levada para o hospital, já em estado de coma. Após a operação, os médicos disseram à família que «caso sobrevivesse, viveria em estado vegetativo ou, no máximo, com graves deficiências cognitivas».
A mesma rádio escreve que «milagrosamente, após três dias, a criança recebeu alta, não sendo constatado nenhum dano neurológico ou cognitivo. A 2 de fevereiro de 2007, uma equipa médica deu parecer positivo unânime sobre o caso, como “cura inexplicável do ponto de vista científico”».
No texto publicado na página desta rádio, é explicado que, no momento do acidente, o pai da criança evocou o nome de Nossa Senhora de Fátima e dos dois pastorinhos, que entretanto já tinham sido beatificados pelo papa João Paulo II, em 2000.
O milagre foi reconhecido no passado dia 23 de março e na passada quinta-feira foi revelado que as celebrações da canonização de Francisco e Jacinta irão decorrer em Fátima, aquando da vinda do Papa a Portugal. A decisão foi tomada no consistório, reunião de cardeais, no Vaticano, durante a qual foram definidas as datas das celebrações da canonização de 37 futuros santos.
Francisco e Jacinta tinham apenas oito e seis anos, respetivamente, quando, segundo os testemunhos da altura, testemunharam as aparições de Nossa Senhora, na Cova da Iria, juntamente com a sua prima Lúcia, na altura com nove anos. Os irmão morreram muito novos – Francisco tinha 10 anos e Jacinta nove -, vítimas de pneumónica.
Criança vem a Fátima
Fonte do Santuário de Fátima disse à agência Lusa que a criança brasileira relacionada com a canonização dos pastorinhos vem com a sua família assistir à peregrinação de 12 e 13 de maio. A família deverá fazer uma declaração à imprensa no dia 11, mas a criança não aparecerá em público, por ainda ser menor.