Joana de Sá Pereira e Susana Ribeiro fixaram no sábado mais um recorde para o golfe nacional, ao haver pela primeira vez duas portuguesas a passarem o cut num torneio do Ladies European Tour Access Series, a segunda divisão europeia. Susana Ribeiro desceu para o grupo das 13ª classificadas, com 146 pancadas, 2 acima do Par, após voltas de 71 e 75, enquanto Joana de Sá Pereira ascendeu ao 9º posto (empatada) com 145 (75+70), +1.
E se na sexta-feira Susana Ribeiro estava no top-10 do Açores Ladies Open, no 7º lugar (empatada), hoje foi a vez que Joana de Sá Pereira entrar nessa elite, ao efetuar a sua quarta melhor volta de sempre neste circuito a contar para o ranking mundial feminino de profissionais e também para o ranking olímpico.
A portuguesa residente em França fez 70 pancadas, 2 abaixo do Par do Clube de Golfe da Ilha Terceira, numa volta em que converteu 3 birdies e sofreu apenas 1 bogey, o seu melhor cartão de sempre em quatro voltas nesta competição, uma vez que em 2015, quando falhou o cut, neste mesmo campo, apresentou resultados de 77 e 81 e ontem tinha feito 75. Diga-se também que 70 iguala o melhor resultado das duas primeiras voltas deste torneio!
De uma assentada, Joana de Sá Pereira saltou de uma posição fora do cut provisório (era 33ª ontem) para o top-10 e está a apenas 5 pancadas da líder, que continua a ser a inglesa Meghan MacLaren, embora desta feita isolada (-4), após uma segunda jornada seguida de 70.