Golfe. Leonor Bessa e Tomás Melo Gouveia vencem Campeonato Nacional Absoluto Peugeot

Pela primeira vez nas suas carreiras.

Leonor Bessa e Tomás Melo Gouveia conquistaram pela primeira vez nas suas carreiras o Campeonato Nacional Absoluto Peugeot, cuja 84ª edição foi organizada pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG) no Santo Estêvão Golfe, no concelho de Benavente, onde Leonor Medeiros e Francisco Ataíde se sagraram campeões nacionais de Segundas Categorias.

Foi um momento especial para ambos, na medida em que faziam parte do lote de favoritos à partida, souberam lidar com essa pressão e, sobretudo, porque permitiu-lhes completar o que poderemos chamar de Grand Slam de carreira no golfe amador português.

Ambos já tinham ganho em anos anteriores o Campeonato Nacional de Clubes Solverde e a Taça da FPG/BPI, mas faltava-lhes o título mais apetecido de todos, o de campeão nacional amador.

Leonor Bessa integrou a equipa campeã de clubes do Club de Golf de Miramar em 2015 e 2016 e venceu a Taça FPG/BPI em 2015. Desta feita, no Nacional Peugeot, liderou desde o primeiro dia e totalizou 297 pancadas, 5 acima do Par, apresentando cartões de 73, 72, 76 e 76.

Tomás Melo Gouveia fez parte do conjunto do Clube de Golfe de Vilamoura que se coroou campeão nacional de clubes em 2014, arrebatou a Taça FPG/BPI em 2016 e agora levou a melhor no Nacional Peugeot com 284 pancadas, 8 abaixo do Par, após voltas de 74, 66, 74 e 70. Assumiu a liderança no segundo dia graças ao melhor resultado do torneio, de 66 (-7).

Estas vitórias tiveram um sabor ainda mais especial por os novos campeões nacionais não terem tido a oportunidade de jogar o torneio em 2016 – Leonor porque se lesionou com gravidade numa mão e Tomás porque estava a estudar e competir nos Estados Unidos, no Rollins College, na Florida. Aliás, o seu último Campeonato Nacional Absoluto Peugeot tinha sido em 2011, no Estela Golf, onde foi 20º classificado.

Foram triunfos incontestados. Leonor Bessa, de 18 anos – é ainda a bicampeã nacional de sub-18 – deixou a 2ª classificada, Sara Gouveia (75+79+75+81), de 17 anos, a 13 pancadas de distância, havendo apenas alguma rivalidade séria no primeiro dia, quando terminaram separadas apenas por 2 pancadas.