A Liga espanhola demonstrou mão pesada – muito pesada mesmo – para os jogadores que confrontem a equipa de arbitragem. Ainda que essa confrontação não seja tão notória como os relatórios fazem crer.
No encontro do passado fim de semana entre o Las Palmas e o Alavés, um jogador esteve em destaque pela negativa: Marko Livaja. Antiga esperança do futebol croata – foi contratado aos 17 anos pelo Inter de Milão -, tem agora 23 anos e atua pela equipa das Canárias. No referido jogo, foi lançado aos 83 minutos, mas ficou apenas três minutos em campo: na sequência de uma entrada por trás sobre um adversário, recebeu de pronto o vermelho direto.
Livaja acabou por reagir de forma muito negativa, tentando tirar satisfações com o árbitro do encontro. Acabou por tocar no ombro do juiz, e esse gesto viria a custar-lhe bem caro. A Liga espanhola considerou que o atacante "empurrou" o árbitro, aplicando-lhe um castigo severo: cinco jogos de suspensão (um pela expulsão e quatro pelo "empurrão"). Ou seja: Livaja não voltará a jogar esta temporada.