Golfe. Susana Ribeiro no TOP-20 em Madrid

Quatro dias depois de ter arrancado um positivo top-15 no Açores Ladies Open, entre 66 jogadoras, Susana Ribeiro conseguiu hoje um top-20 entre 47 participantes no torneio inaugural do Santander Golf Tour, em Madrid, de 18 mil euros em prémios monetários.

O circuito profissional espanhol, sancionado pela Real Federação Espanhola de Golfe, só atribui prémios monetários ao top-15, pelo que a bicampeã nacional de profissionais, ao ser 20ª empatada,  não ganhou nada, mas nem por isso deixa de ser uma classificação positiva, dado terem participado algumas jogadoras que competem no Ladies European Tour e no Access Series, ou seja, as duas divisões principais do golfe europeu feminino.

Susana Ribeiro totalizou hoje (quinta-feira) 155 pancadas, 11 acima do Par do difícil e bonito percurso do campo privado que o poderoso grupo económico espanhol possui na Ciudad Santander, em Boadilla del Monte, nos arredores de Madrid.

«Fiz voltas de 77 e 78. No primeiro dia não estive bem no “shot” de saída, o que comprometeu muitas vezes o “shot” ao green. No início da volta de hoje não estava conseguir acertar as distâncias devido ao vento forte e ao frio que se fez sentir», escreveu no Facebook a portuguesa de 26 anos.

Em 2016, a profissional do Guardian Bom Sucesso Golf brilhou neste Santander Golf Tour, ao terminar a época no 16º lugar da Ordem de Mérito, com apenas três torneios disputados: foi 2ª em Barcelona, 4ª em Madrid (neste mesmo campo, com 2 abaixo do Par), e 22ª em Sevilha.

O torneio de Madrid que hoje terminou foi ganho pela conceituada espanhola Luna Sobrón, com 139 (66+73), -5, que embolsou 5.400 euros e foi a única a ficar abaixo do Par.

Luna Sobrón foi uma das melhores amadoras do Mundo. Foi finalista do British Amateur em 2013 e sagrou-se campeã da Europa em 2014. Já faz parte da primeira divisão europeia, tendo disputado 10 torneios do LET. Na segunda divisão, no LETAS, ganhou um torneio em 2016 e fez mais três top-10, incluindo um bom 5º lugar no Açores Ladies Open.