Jogo “Baleia Azul” leva jovem a tentar o suicídio

Grande parte das notícias sobre o jogo da Baleia Azul vêm da Rússia e do Brasil, onde até já houve registos de mortes 

Uma jovem de 18 anos foi encontrada ferida junto à linha férrea do Algarve, na zona de Ferreiras, em Albufeira. Segundo avança o Correio da Manhã, estaria a seguir as regras do jogo online “Baleia Azul”, que incita à automutilação e ao suicídio.

Segundo testemunhas que estavam perto do local, a jovem terá saltado do viaduto e ficou com ferimentos na cara e numa das pernas. Foi socorrida pelos Bombeiros de Albufeira que, durante o salvamento se aperceberam que a jovem tinha escrito com uma navalha a palavra “sim” numa perna. A auto-mutilação faz parte de uma das etapas do jogo.

A jovem foi transportada, em estado considerado grave, para o Hospital de Faro. O correio da Manhã garante que a jovem admitiu que estava a jogar ao Baleia Azul mas não tendo aguentado a pressão, passou para a última fase, o suicídio.

Grande parte das notícias sobre o jogo da Baleia Azul vêm da Rússia e do Brasil – onde até já houve registos de mortes – , mas as mensagens do outro lado do Atlântico já circulam em escolas nacionais, públicas e privadas. Depois de entrarem no jogo, os jovens são convencidos de que já não há volta a dar e que têm de seguir todos os passos – 50 desafios diários – debaixo de uma forte pressão psicológica, inclusivamente com ameaças de que algo acontecerá às famílias se desistirem. É isso que tem levado muitos a mutilarem-se e a correr grandes perigos. O último passo, que também é determinado pelo “curador” é o do suicídio.

No Brasil foram já detetados suicídios de jovens em diversos estados que podem estar relacionados com os desafios que são impostos pelos administradores. Isto porque os alvos, segundo a delegada Fernanda Fernandes, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, são jovens entre os 12 e os 14 anos com problemas de isolamento e ou depressão, que têm dificuldades em abandonar o jogo por medo de que as ameaças feitas pelos administradores aconteçam mesmo.

Sempre que os mais novos cedem a mais um desafio, o mesmo tem de ser enviado por vídeo ou por fotografia – o corte, no caso de ser uma mutilação – para o “curador”.

Naquele país, os crimes que estão em causa na investigação que foi aberta em 2016 são: “associação criminosa, ameaça, lesão corporal (em relação às automutilações praticadas pelos participantes) e homicídio tentado ou consumado”.

Na Rússia, onde o jogo foi notícia pela primeira vez, duas jovens com 15 e 16 anos decidiram por fim às suas vidas em fevereiro, atirando-se de um prédio com 14 andares, em Irkutsk. Uma delas partilhou no Facebook uma fotografia de uma baleia azul. *com Carlos Diogo Santos

{relacionados}