Open de Portugal. Dois campeões famosos de torneios do Grand Slam

… E 30 detentores de títulos (com vídeo)

Open de Portugal. Dois campeões famosos de torneios do Grand Slam

Mike Weir e Paul Lawrie são, indubitavelmente, os dois “monstros” desta 55ª edição do histórico torneio luso, mas há outro jogador que se impõe pelo que tem feito mais recentemente: o inglês Andy Sullivan, de apenas 29 anos, que no ano passado estreou-se a jogar pela Europa na Ryder Cup e que pouco tempo depois foi a Vilamoura sagrar-se vice-campeão do Portugal Masters.

Sullivan é o mais sorridente dos golfistas profissionais, move atrás de si uma legião de de fãs que costuma vir a Portugal vê-lo jogar e soma já três títulos do European Tour, dos quais sobressai o do Portugal Masters em 2015. Entre os 156 jogadores do Open de Portugal @ Morgado Golf Resort, Andy Sullivan é o melhor classificado no ranking mundial, no 62º lugar.

Para além de Mike Weir, Paul Lawrie e Andy Sullivan, há outros motivos para ir ao Morgado Golf Resort e o somatório de todos os participantes fornece alguns dados quantitativos que impressionam: Já se referiram os dois títulos de Majors, os dois jogadores de Ryder Cup e o membro da Presidents Cup, mas há ainda um vencedor da Taça do Mundo de profissionais; 71 títulos do European Tour conquistados por 30 jogadores diferentes; sete jogadores classificados no top-100 da Corrida para o Dubai do European Tour; cinco antigos campeões do Portugal Masters; quatro antigos vencedores do Madeira Islands Open BPI; dois antigos titulares do Open de Portugal; quatro ex-n.º1 do ranking do Challenge Tour; E os dois campeões dos dois torneios do Challenge Tour disputados em 2017.

Sendo impossível descriminar todos estes dados, chama-se a atenção que Marc Warren aliou-se a Colin Montegomerie em 2007 para vencer a Taça do Mundo de profissionais ao serviço da Escócia.

Dos jogadores cotados no top-100 do European Tour, o melhor classificado na Corrida para o Dubai é o sul-africano Dylan Frittelli, que ontem subiu ao 18º lugar, depois de ter-se sagrado vice-campeão do Open da China, só perdendo o título num play-off frente ao francês Alex Lévy.

Frittelli tem apenas 26 anos, já se sagrou campeão universitário nos Estados Unidos pelo Texas, ganhou dois torneios do Challenge Tour e está particularmente em boa forma: para além do 2º lugar em Pequim, teve nas semanas anteriores um 5º posto em Shenzhen e mais três top-20 em torneios do European Tour. 

É face a esta concorrência que os portugueses tentarão brilhar. Ricardo Melo Gouveia e Filipe Lima entraram diretamente no torneio pela sua boa cotação no European Tour, enquanto Ricardo Santos conseguiu o mesmo via Challenge Tour. 

Note-se que Lima e Santos fazem parte do lote de 30 jogadores presentes em Portimão que já venceram pelo menos um torneio do European Tour nas suas carreiras. O atleta olímpico Ricardo Melo Gouveia ainda persegue a sua primeira vitória.

Entretanto, a Federação Portuguesa de Golfe anunciou na passada sexta-feira a atribuição de um convite a Tomás Melo Gouveia, o irmão mais novo de Ricardo e recém-coroado campeão nacional amador. Nos próximos dias a PGA de Portugal deverá divulgar também os nomes dos profissionais portugueses que irão receber um “wild card”.

O Open de Portugal @ Morgado Golf Resort é organizado pelo Grupo Nau Hotels & Resorts, pela FPG e pela PGA de Portugal. Conta para o ranking mundial, a Corrida para o Dubai do European Tour e a Corrida para Omã do Challenge Tour.