Passados quatro meses foi encontrado um dador, depois de tantas ajudas pedidas através das redes sociais.
O primeiro apelo foi pedido no EOL (Entroncamento online), onde trabalham os pais de Maria e os mesmos vieram agora, através do mesmo meio, agradecer toda a ajuda dada e dar a boa notícia.
Faz todo o sentido já que foi aqui, a 29 de Dezembro 2016, um dia depois do diagnóstico da Maria que se iniciou toda esta campanha, uma campanha que tornou numa causa de muitos.
"Foi encontrado um dador compatível com a Maria, um primeiro passo que teria de ser dado pois é a única forma de tratamento viável para este tipo de leucemia rara: o transplante de medula óssea.
A Maria vai iniciar o processo de preparação para transplante que esperamos que seja para breve. Um grande passo foi dado, mas faltam ainda muitos outros.
Queríamos agradecer a todos os que se envolveram diretamente ou indiretamente com esta causa de todos para todos. Ao longo destes meses foram muitas as mensagens de apoio, as recolhas de sangue e registo para dador de medula organizadas por amigos, empresas, instituições públicas e privadas, associações de dadores de sangue, pessoas que sem nos conhecer mobilizaram e sensibilizaram outros.
Toda esta campanha veio beneficiar não só a Maria mas muitas outras pessoas, pelos novos dadores angariados, quer de medula quer de sangue, ambos vitais para a sobrevivência de tantas pessoas.
Acreditamos que quando a Maria crescer, e conseguir ver o tanto que fizeram por ela irá sentir um enorme orgulho por todos vocês, grandes corações solidários, muitos já lhe chamam de “a nossa Maria”.
Iremos continuar a sensibilização para o registo de dador de medula, pois existe a necessidade de renovação da base de dados, já que alguns dadores registados acabam por não poder doar por motivos de saúde ou de idade e existem ainda muitas crianças e adultos a precisar de encontrar o seu Super-herói."