Julian Rios Cantu, um estudante mexicano de 18 anos, desenvolveu um soutien que pode salvar a vida de milhões de mulheres de todo o mundo.
Segundo o site britânico Independent, a peça de roupa interior criada por Cantu consegue detetar sinais associados ao cancro da mama numa fase em que as hipóteses de recuperação são ainda elevadas.
Chama-se EVA e é considerado um ‘soutien de auto-exploração’. A peça tem 200 biosensores incorporados, que consegue ‘desenhar’ um mapa da mama e detetar mudanças de temperatura ou tamanho – o aumento destes dois fatores pode indicar o aparecimento de um tumor.
O jovem de 18 anos explicou que não é preciso descartar os soutiens que já tem em casa – basta usar o EVA entre uma hora e uma hora e meia por semana para detetar as alterações no peito.
Cantu defende que este soutien é mais rápido, fácil, barato e menos invasivo do que as mamografias.
"Atualmente em Portugal com uma população feminina de 5 milhões, surgem 6000 novos casos de cancro da mama por ano, ou seja 11 novos casos por dia, morrendo por dia 4 mulheres com esta doença", lê-se no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro.